LOGOTIPO 75 ANOS 200px.png

NOSSA HISTÓRIA

O LAR SÃO NICOLAU é a forma carinhosa como ficou conhecida a Sociedade Filantrópica Paulista. A origem do Lar São Nicolau remonta à revolução russa e a grande diáspora do povo russo provocada pela guerra civil.

 

A maioria dos imigrantes leva tempo até se situar na nova pátria. Assim foi também com os russos no Brasil. Porém alguns poucos conseguiram se destacar.

 

Foi assim com o Sr. Arkadij Selianinov, que enriqueceu com plantações de café.

 

Certo dia ele avistou um idoso deitado na calçada em uma esquina. Aproximou-se com a intenção de ajudar e percebeu se tratar de um conterrâneo.

 

Deste encontro nasceu a ideia de fundar em 09/09/1946 um abrigo para idosos. O Sr. Selianinov procurou um colega cafeicultor, Sr. Razguliaev, que ofereceu um imóvel, com que se iniciou o projeto da Sociedade Filantrópica Paulista. 

 

Do grupo de fundadores participaram o Conde Beniksen, as Sras. Stepanenko e os casais Pikorskij, Sharevich, Tellier, e Gleb Vatagin, pai da fisica nuclear brasileira.

 

O empreendimento deu tão certo que foi necessária a construção de um segundo imóvel, que recebeu o apoio do Conselho Mundial das Igrejas e do Comissariado de Imigração das Nações Unidas. Uma casa foi erigida na rua dos Cafezais, 203, onde hoje permanece a base da Sociedade.

 

Este prédio tem o nome de Lar São Nicolau, santo protetor dos viajantes e navegantes.

 

Com o passar dos anos imigrantes de outras nações radicados no Brasil também vieram a residir no Lar São Nicolau, além dos brasileiros.

 

A casa mantém com orgulho e alegria a sua história, continuando a escreve-la diariamente, buscando a cada dia oferecer mais e melhores serviços para a comunidade, com muito amor e carinho.

 

 

Asilo da Washington Luiz[2993].jpg

ANTIGA SEDE DA

AV. WASHINGTON LUIZ 

ASILO DE IDOSOS LAR SAO NICOLAU.jpg

LAGO COM CARPAS

ILPI LAR SAO NICOLAU

SEDE DA RUA DOS CAFEZAIS 203

ASILO DE IDOSOS LAR SAO NICOLAU.jpg

CORREDOR EXTERNO

ASILO DE IDOSOS LAR SAO NICOLAU.jpg

JARDIM

ASILO DE IDOSOS LAR SAO NICOLAU.jpg

CAPELA